Investimentos em Portugal: Onde Aplicar o Dinheiro?
Neste artigo vamos falar sobre investimentos em Portugal de renda fixa, onde aplicar o dinheiro.
Investimentos em Portugal: Onde Aplicar o Dinheiro? [Vídeo]
Quase todos os investimentos em Portugal pagam 28 por cento de Imposto de Renda as exceções são o PPR e o Unit linked.
Contas Poupança
As contas poupança (seria o equivalente no Brasil a poupança) este investimento tem garantia do capital até 100.000 euros. O que é uma grande vantagem.
A rentabilidade vai variar de 1% a 3% ao ano vai depender da instituição do valor e do prazo, não é como no Brasil que a poupança tem o rendimento fixo em todas as instituições.
Por isso, é necessário procurar muito bem e ler muito bem Todas as linhas para saber todas as condições.
Depósitos a prazo
Depois temos depósitos a prazo seria o equivalente ao receber os rendimentos também variam e geralmente são inferiores a 2% ao ano.
Depósitos a vista
Já os títulos depósitos a vista que a pessoa pode retirar o dinheiro a qualquer hora sem sofrer penalização e temos os depósitos a prazo se a pessoa retirar o dinheiro antes do vencimento, geralmente a uma penalização. Os depósitos também têm garantia de 100.000 euros por titular.
Agora passamos aos certificados do tesouro que seria o equivalente ao tesouro.
Certificados do Tesouro
Os certificados do Tesouro tem prazo de 1 até 7 anos o investimento, mínimo são 1000 euros e o investimento máximo é 1 milhão de euros, o capital é garantido.
É possível levantamento antecipado ao fim do primeiro ano a Total ou parcial sem penalização a taxa de juro é fixa.
Rendimento:
- 1º ano rende 0,75% ao ano
- 2° ano rende 0,75% ao ano
- 3º ano rende 1,05% ao ano
- 4º ano rende 1,35% ao ano
- 5º ano rende 1,65% ao ano
- 6º ano rende 1,95% ao ano
- 7º ano grande 2,25% ao ano.
Também há prêmio de remuneração a partir do segundo ano 40% do crescimento médio do PIB nos quatro trimestres anteriores até ao máximo de 1,2%, ou seja, para além desta remuneração e não podemos ter uma remuneração adicional até o máximo de 1,2% a mais a remuneração do tesouro vai subindo ao longo do tempo.
Obrigações
Também temos as obrigações corporativas o que seria equivalente as debêntures é quando emprestamos dinheiro para uma empresa este investimento não tem o capital garantido as obrigações pagam geralmente mais do que os certificados do Tesouro.
Existem duas maneiras de ganhar dinheiro com as obrigações a primeira segurar até o vencimento e ganhar juros duas vezes por ano a segunda vender antecipadamente do meio do caminho para o valor mais alto que aquilo que a gente comprou.
Existem dois riscos, o primeiro risco é a risco a flutuação na taxa de juros você já taxas de juros flutuar e o preço da sua obrigação estar inferior a crescer pagou, caso queira vender no meio do caminho pode ter um prejuízo, mas para evitar este risco basta levar a obrigação até o vencimento.
O segundo risco é o risco bem mais grave é o risco emissor ao risco da empresa se a empresa não cumprir as suas obrigações o investidor pode perder os seus surge o seu capital investido.
Por isso, é necessário analisar muito bem a empresa e o seu balanço antes de investir em obrigações geralmente quanto mais alta rentabilidade obrigação mais arriscada a empresa.
Então é preciso que não nos deixamos levar e obrigações de valor muito alto podem ser muito arriscado uma vez que assim crescimento não ter capital garantido.
Peer to Peer [P2P]
Peer to Peer é um investimento de renda fixa, em que uma pessoa empresta dinheiro diretamente para outros projetos, que permite as trocas comerciais sem ter o intermedio dos grandes bancos.
Estes investimentos têm juros altos, alguns com o pagamento mensal de juros.Entre as vantagens temos a grande rentabilidade e o pagamento de juros (maioria mensal), diversificação entre classes de ativos e entre setores e entre plataformas e emprestimos e a facilidade de investimentos.
Já em relação as desvagens temos maior nível de risco em relação aos emprestimos tradicionais, são investimentos sem o capital garantido, existe a possibilidade de atraso no pagamento nos juros de algum emprestimo, possibilidade de perda parcial do capital em algum emprestimo, possibilidade de perda total do capital em algum emprestimo.
Por serem um investimento em renda fixa mais arriscado do que outros se for investir deverá fazer parte apenas de uma parte da sua carteira e não da totalidade e deverá ter diversificação entre plataformas, entre emprestimos e outros investimentos.
Plataformas mais conhecidas Peer to Peer
As plataformas mais conhecidas P2P são:
- EstateGuru (empréstimos imobiliários) [Clique Aqui]
- Mintos [Clique Aqui]
- HeavyFinance (agricultores europeus e combate as alterações climáticas) [Clique Aqui]
- ViaInvest [Clique Aqui]
- WineFortune (Investimento em Vinho, com investimento inicial de apenas 10 euros) [Clique Aqui]
- Kilde (investimento em dívida privada com hipótese juros mensais) [Clique Aqui]
- Debitum [juros altos] [Clique Aqui]
- CrowdedHero (investimento em empresas de crescimento, podendo ganhar dividendos e depois lucrar com a venda das empresas) [Clique Aqui]
- Profitus (Permite investir no mercado imobiliário a partir de apenas 100 euros) [Clique Aqui]
- Brickstarter (investimento em apartamentos turísticos com hipótese de ver a localização e as fotos dos imóveis) [Clique Aqui]
Podes conferir todos os links em cima para te ajudar, alguns com bônus especial para o primeiro investimento.
Saiba mais sobre investimento em P2P em Portugal
Conclusão
Existe investimentos em renda fixa menos arriscados e outros mais arriscados, existem investimentos em, renda fixa com capital garantido e outros sem capital garantido. Quando mais arriscado for o investimento em renda fixa mais paga de juros e quanto mais seguro for investimento e renda menos paga de juros.
O importante aqui é mesclar os investimentos de renda fixa de acordo com o seu perfil, de maneira que a sua carteira esteja de acordo com seu perfil e ojetivos.
Os investimentos mais arriscados deveram fazer parte de uma carteira com outros investimentos mais seguros, deverá diversficar entre investimentos, emprestimos e plataformas.
Disclaimer: As opiniões contidas neste artigo são apenas opiniões pessoais. Este artigo não recomenda ninguém a comprar ou a vender qualquer ativo financeiro. As opiniões deste artigo não se aplicam a todos os leitores devido aos diferentes objetivos, situação financeira e perfil. O autor não se responsabiliza nem por ser responsabilizado por prejuízos de qualquer natureza pelo uso destas informações. Este artigo pode conter links de afiliados, isso significa se clicar e comprar em algum destes produtos, eu recebo uma comissão. Isto, ajuda o site e permite-me continuar a fazer artigos. Obrigado pela sua ajuda!