Como Investir em P2P [Peer to Peer] em Portugal

Neste artigo vou te mostrar com investir em Peer to Peer em Portugal. Vai ser um guia completo do iniciante até ao avançado.

Como Investir em P2P Portugal [Vídeo]

O que é P2P [Peer to Peer]?

Numa tradução a letra é ponto a ponto. É uma modalidade de empréstimo que o individuo empresta dinheiro diretamente para outros projetos, este sistema permite as trocas comerciais sem o intermédio de grandes instituições financeiras.

Como Investir em P2P?

Este investimento poderá compor uma parte da sua carteira de investimento. Por exemplo ter 90% dos seus investimentos em investimentos mais tradicionais como ETFs, Stocks, REITs, Bonds, até uma parte em criptmoedas.

Por exemplo nos restantes 10% ter por exemplo 5 plataformas Peer to Peer com 4 investimentos cada uma, ou seja cada plataforma representaria apenas 2% a sua carteira e cada investimento individual Peer to Peer corresponderia apenas 0,5%¨da sua carteira.

Assim você diluía o risco dos empréstimos através da diversificação entre plataformas e entre empréstimos Peer to Peer.

Plataformas mais conhecidas Peer to Peer

As plataformas mais conhecidas P2P são:

Podes conferir todos os links em cima para te ajudar, alguns com bônus especial para o primeiro investimento.

Vantagens

As vantagens são:

  • Alta rentabilidade dos empréstimos
  • Renda mensal em alguns investimentos
  • Diversificação entre setores (empresas, imobiliário, Vinhos)
  • Diversificação entre classes de ativos
  • Descorrelação entre os ativos
  • Investimento inicial baixo

Desvantagens

As desvantagens são:

  • Maior nível de riscos nos empréstimos
  • São investimentos sem capital garantido

Riscos

Estes investimentos contém riscos como:

  • Possível atraso no pagamento em algum investimento
  • Possível Perda parcial do capital em algum investimento
  • Possível Perda total do capital em algum investimento

 

Conclusão

Os investimentos em Peer to Peer (P2P) são investimentos com algumas vantagens como juros altos e pagamento de juros mensais, além de serem bons para a diversificação da carteira uma vez que são investimentos em diferentes seteros e ativos.

No entanto, por não terem capital garantido e terem riscos mais altos, devem apenas ser uma parte da sua carteira de investimentos podendo os seus outros investimentos ficarem em ativos traducições como Bonds, ETFs, REITs, Stocks (poderá conferir aqui os melhores livros de ações) e ate quem quiser uma parte em criptomoedas.

 

Disclaimer: As opiniões contidas neste artigo são apenas opiniões pessoais. Este artigo não recomenda ninguém a comprar ou a vender qualquer ativo financeiro. As opiniões deste artigo não se aplicam a todos os leitores devido aos diferentes objetivos, situação financeira e perfil. O autor não se responsabiliza nem por ser responsabilizado por prejuízos de qualquer natureza pelo uso destas informações. Este artigo pode conter links de afiliados, isso significa se clicar e comprar em algum destes produtos, eu recebo uma comissão. Isto, ajuda o site e permite-me continuar a fazer artigos. Obrigado pela sua ajuda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *