Valuation: Como Calcular o Preço Justo das Ações

valuation - Valuation: Como Calcular o Preço Justo das Ações

Descubra como calcular o preço justo das ações através das técnicas de Valuation. Aprenda como encontrar ações com o preço abaixo do seu valor.

 

O que é o Valuation?

Valuation é uma palavra em inglês que significa “Avaliação”. As técnicas de Valuation podem ser aplicadas nas ações da bolsa de valores para saber qual é o preço justo das empresas ou valor intrínseco.

Se uma ação tem o seu preço de mercado abaixo do seu valor intrínseco, pode ser um bom negócio. Já que o passar dos anos espera-se que o preço da ação suba até o seu valor intrínseco.

 

Preço Justo ou Valor Intrínseco

Preço justo ou Valor intrínseco é quanto uma empresa deve valer (valor real e não de mercado) pode ser calculado aplicando as técnicas de Valuation.

Preço teto

Depois de calcular o Valor intrínseco de uma ação, você coloca uma margem de segurança, para assim definir o seu preço teto, que é o preço máximo que você vai pagar para comprar a ação.

Margem de Segurança

Margem de segurança é basicamente a diferente entre o valor intrínseco e o preço da ação. A margem de segurança é expressa em percentagem. Quanto mais arriscada e mais incerta for ação, maior deverá ser a margem de segurança.

Pode ser calculado pela formula:

Margem de Segurança = ((Valor Intrínseco / Preço da Ação ) -1) x 100

Para ficar mais fácil vou mostrar um exemplo:

Vamos imaginar que através das técnicas de Valuation tínhamos chegado num Valor Intrínseco ou Preço Justo de 30 reais, o preço da ação naquele momento seria de 20 reais.

Logo, a margem de segurança é:

Margem de Segurança = ((30 / 20) -1 ) x 100 = 50%

Preço teto podia ser de 25 reais, isto que dizer que poderia comprar a ação até no máximo o seu preço atingir os 25 reais.

 

valuation preco justo - Valuation: Como Calcular o Preço Justo das Ações

 

Formas de fazer o Valuation

Existem duas grandes maneiras de fazer o Valuation, através dos Múltiplos ou por Fluxo de Caixa Descontado.

Múltiplos

Os Múltiplos são  muito mais fáceis de utilizar.

São mais mais eficientes quando o valor da empresa é muito descontado em relação ao seu valor intrínseco.

Com os múltiplos não se calcula o preço justo de uma ação. Apenas mostra se ação está barata ou cara.

Múltiplos mais comuns:

 

  • Preço/Lucro por ação – preço de uma ação a dividir pelo lucro da ação. A se manter o lucro constante mostra quantos anos levaria para lucro pagar o preço da ação.

 

  • Preço/ Valor Patrimonial por ação – Preço de uma ação dividir pelo valor patrimonial por ação. Valor Patrimonial é a diferença entre os ativos e os passivos. Mostra quanto vale o preço da ação em relação ao patrimônio da empresa.

 

  • EV/EBITDA – Valor da Firma (valor de mercado mais a divida líquida) dividir pelo lucro antes dos juros e do imposto de renda mais depreciações e amortizações. O valor de mercado é o preço da ação vezes o numero de ações. Mostra em quanto anos o lucro operacional pagaria o valor da firma.

 

  • Dividend Yield – Proventos dos últimos 12 meses (dividendos mais juros sobre capital próprio) dividir preço da ação vezes 100, para ser em percentagem. Mostra rendimento dos últimos 12 meses dos dividendos em relação ao seu preço atual.

 

Múltiplos Relativos

Serve para comparar o valor das ações, através dos múltiplos em relação as empresas do mesmo setor.

Por exemplo, se duas empresas do mesmo setor com qualidade equivalente, e com perspectivas futuras equivalentes, uma esta sendo negociada a 1,5 P/PVA outra sendo negociada a 1 P/VPA, pode quer dizer que a segunda empresa está barata.

 

Múltiplos Históricos

Serve para comparar um o valor das ações através dos múltiplos históricos da empresa.

Por exemplo, se uma empresa empresa costumava ser negociada nos últimos das 10 com preço sobre P/VPA entre 2 e 1, sua média desses 10 anos é de 1,5 P/VPA . Agora está negociada a 1 P/VPA e as perspectivas futuras são tranquilas, então a ação pode estar barata.

 

Combinação de múltiplos

Aqui se usa mais de um múltiplo com o objetivo, de aumentar a eficiência e diminuir os erros. Já que, utilizar apenas um indicador pode levar o investidor a grandes erros.

Alguns indicadores usados isoladamente acabam sendo perigosos. Ao usar alguns indicadores você pode diminuir o erro e assim, saber melhor quando uma ação está cara ou barata.

 

Valuation através de Lucros Futuros trazidos a Valor Presente

Este tipo de valuation é muito mais preciso, com ele é possivel calcular o valor intrínseco (preço justo) de uma ação.

Este um método é muito mais difícil de utilizar. Exige um maior conhecimento por parte do investidor.

Apesar de calcular o valor justo de uma ação, esse valor nunca vai ser “totalmente certo”. Uma vez que, há incertezas de quanto a empresa vai crescer os seus lucros no futuro e qual vai ser a melhor taxa de desconto. Então, é bom usar uma margem de segurança nestes casos.

As duas técnicas mais comuns de Valuation através de lucros futuros trazidos a valor Presente são:

  • Modelo de Gordon
  • Fluxo de Caixa Descontado

 

Modelo de Gordon

Modelo de Gordon funciona melhor em empresas na fase da maturidade que são boas pagadoras de dividendos, ou seja, distribuem maioria do seu lucro sobre a forma de dividendos.

O calculo do Modelo de Gordon é bem simples é  o só somar os dividendos que a empresa vai pagar próximos anos e trazer eles a valor presente através de uma taxa de desconto, mais a perpetuidade dos dividendos.

 

Fluxo de Caixa de Descontado

Fluxo de caixa descontado é somar todo o dinheiro vai receber nos próximos anos e trazer eles valor presente através de uma taxa de desconto, mais a perpetuidade.

Este método é muito mais preciso, mas exige que o investidor tenha muito conhecimento, para calcular a taxa de crescimento correta, a taxa de desconto e a perpetuidade.

 

Como aprender mais sobre Valuation?

Para aprender Valuation um dos melhores caminhos é ler alguns excelentes livros de Valuation para aprender tanto a parte teórica como a parte prática e depois aplicar esse conhecimento fazendo os seus próprios modelos e calculando o seu preço justo.  

Em seguida, vou te passar alguns dos melhores livros de Valuation

 

Livros de Valuation 

q? encoding=UTF8&ASIN=B082P6CVTY&Format= SL160 &ID=AsinImage&MarketPlace=BR&ServiceVersion=20070822&WS=1&tag=dinheiroinves 20 - Valuation: Como Calcular o Preço Justo das Açõesir?t=dinheiroinves 20&l=li2&o=33&a=B082P6CVTY - Valuation: Como Calcular o Preço Justo das AçõesEste é um dos melhores livros e mais completos de Valuation de leitura obrigatória. Este livro é tão bom que é usado como material de apoio em alguns dos melhores cursos de investimentos do Brasil. Mostra de forma clara e objectiva como calcular o preço justo das ações, falando dos vários aspectos importantes, como taxa de crescimento, WACC, necessidade de caixa, perpetuidade, sempre com exemplos e exercícios. Recomendo sua leitura [Clique Aqui]

q? encoding=UTF8&ASIN=8597022701&Format= SL160 &ID=AsinImage&MarketPlace=BR&ServiceVersion=20070822&WS=1&tag=dinheiroinves 20 - Valuation: Como Calcular o Preço Justo das AçõesEste livro levanta questões muito importantes, como a geração de valor ao acionista, a estrutura óptima de capital, desdobramento ROE e do ROIC, taxa de crescimento, taxa de desconto, prémio de risco.  Um livro muito interessante para quem quer ir mais a fundo em alguns aspectos do Valuation. Recomendo a sua leitura [Clique Aqui]

 

q? encoding=UTF8&ASIN=8597021721&Format= SL160 &ID=AsinImage&MarketPlace=BR&ServiceVersion=20070822&WS=1&tag=dinheiroinves 20 - Valuation: Como Calcular o Preço Justo das Açõesir?t=dinheiroinves 20&l=li2&o=33&a=8597021721 - Valuation: Como Calcular o Preço Justo das AçõesQuando se começa a fazer Valuation no Excel, costuma aparecer muitas dúvidas de como montar os seus próprios modelos no Excel. Este livro surgiu para tirar essas dúvidas. Além de uma boa parte teórica do Fluxo de Caixa Descontado, ensina passo a passo como montar uma planilha de Valuation no Excel de maneira simples e prática para que você também possa montar suas planilhas de Valuation. Recomendo a sua leitura [Clique Aqui]

 

Disclamer: As opiniões contidas neste artigo são apenas opiniões pessoais. Este artigo não recomenda ninguém a comprar ou a vender qualquer ativo financeiro. As opiniões deste artigo não se aplicam a todos os leitores devido aos diferentes objetivos, situação financeira e perfil. O autor não se responsabiliza nem por ser responsabilizado por prejuízos de qualquer natureza pelo uso destas informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *