Como Investir em Ações [Passo a Passo]

Untitled design 31 - Como Investir em Ações [Passo a Passo]

Descubra como investir em ações passo a passo. Veja os principais pontos que você precisa saber explicados de forma didática. 

O que são ações?

Ações são a menor parcela do capital social de uma empresa. Ao comprar uma ação você se torna acionista de uma empresa.

 

Quais são os tipos de ações?

Existem três tipos de ações:

  • Ações ordinárias – são ações que têm direito de voto. Estas ações terminam com o número 3.

 

  • Ações preferenciais – são ações que normalmente não têm direito de voto, mas têm preferência no recebimento de dividendos. Estas ações podem terminar com o número 4,5 ou 6.

 

  • Unit – São um combo de ações ordinárias e preferenciais. Normalmente terminar com número 11.

 

Como ganhar dinheiro com Ações?

As duas maneiras mais comuns de ganhar dinheiro com ações são:

  • Valorização – Compra uma ação por um valor menor e depois a ação se valoriza podendo assim aumenta o seu patrimônio ao longo do tempo.

 

  • Proventos – são a distribuição de parte dos lucros das empresas aos acionistas. Os proventos podem ser dividendos (que são isentos de imposto de renda) ou podem ser Juros sobre capital próprio (que são tributados na fonte e tem 15% de imposto de renda).

Imposto de renda ações

Quando se faz Day Trade e se tem lucro no somatório das operações mensais tem de pagar 20% de imposto de renda sobre o lucro, quando se faz Day e se tem prejuízo não se tem de acabar imposto. 

Quando se faz operações comuns em ações (compra e venda em dias diferentes) se tiver prejuízo com continua a não se pagar imposto de renda. Se tiver lucro tem isenção de imposto de renda até um somatório de vendas de até 20 mil reais por mês. Se tiver lucro e tiver um somatório das vendas de mais de 20 mil reais por mês terá de pagar 15% de imposto de renda sobre o lucro total da operação.

Estes impostos terão de ser apurados por investidor e pagos através de uma DARF até o último dia do mês seguinte das operações realizadas.

Além disso, os dividendos são isentos de imposto de renda e os juros sobre capital próprio são tributos em 15% já na fonte. 

No inicio do ano seguinte, na sua declaração de imposto de renda terá que declarar as suas ações e também os dividendos e juros sobre capital próprio recebidos. 

Uma maneira de pagar menos impostos é apenas vender em operações normais (compras e vendas em dias diferentes) valores abaixo de 20 mil reais por mês no somatório das operações, para aproveitar a isenção de 20 mil reais por mês. 

Para saber mais detalhes sobre a   imposto de renda o blog Abacus Liquid explica tudo de forma didática com exemplos para cada caso. 

Como investir em ações

Para investir em ações é bom fazer os seguintes passos:

Acabe com as dívidas

Para investir em ações, é muito importante que você não tenha dívidas, uma vez que os juros das dívidas são normalmente bem maiores do que a rentabilidade das ações no longo prazo. Se ainda tem dívidas reorganize as suas finanças para acabar com as dívidas.

Poupe todos os meses

Para começar a investir é preciso comece a sobrar dinheiro. Por isso, reorganize suas finanças, reduza alguns gastos ou aumente a renda para começar a sobrar dinheiro.

Você pode começar por investir pouco dinheiro e depois com o passar dos meses ir aumentando seu aporte. Quando mais dinheiro você aportar mensalmente mais rápido vai chegar nos seus objetivos.

Monte sua reserva de emergência

Para investir em ações é bom ter montado a sua reserva de emergência antes, uma vez que acontecer alguma emergência (elas costumam acontecer), para você não precisar de vender as suas ações por necessidade.

Muitas vezes quando você vende suas ações por necessidade costuma ser nos piores momentos (nas baixas do mercado), fazendo assim você perder dinheiro.

A sua reserva de emergência deve ter de 3 a 12 meses seu custo de vida mensal deverá ficar em renda fixa com baixa, volatilidade e liquidez diária (CDB, Fundo DI ou Tesouro Selic).

 

Estude as empresas que você vai investir

Já que uma ação é um pedaço de uma empresa para investir bem é necessário estudar bem a empresa. Isso pode ser feito através da Análise Fundamentalista. Esta análise engloba três partes:

  • Análise Qualitativa – Análise das partes que não são possíveis de quantificar, como modelo de negócios das empresas (como a empresa ganha dinheiro), suas vantagens competitivas, perspetivas futuras da empresa e perspetivas futuras do setor, como é o setor (cíclico, não cíclico), quais são os riscos, como é a gestão da empresa. 

 

  • Análise Quantitativa – Análise dos partes que são possíveis de quantificar da empresa, como qual é a receita, EBITDA, EBIT, Lucro Líquida, suas margens, sua rentabilidade, sua geração de taxa, dívida, taxas de crescimento passadas.

 

  • Valuation – Para saber qual seria o valor intrínseco de uma ação para assim comprarmos abaixo com o seu preço bem abaixo do seu valor intrínseco com uma boa margem de segurança. O valuation pode ser feito por múltiplos, Modelo dos Dividendos Descontados (Modelo de Gordon) ou Fluxo de Caixa Descontado). 

 

Aporte todos os meses

Um dos grandes segredos para aumentar o patrimônio ao longo do tempo é ter aportes mensais. Quanto maiores forem esses aportes mensais mais rápido vai aumentar o seu patrimônio ao longo do tempo. Preocupe em organizar as suas finanças e aportar a sua renda para ir sempre aumentando os seus aportes.

 

Reinvista os dividendos

O reinvestimento dos dividendos é outro segredo para aumentar o patrimônio no longo prazo. Embora no inicio você receba poucos dividendos é importante que junte esses dividendos com o aporte mensal e reinvista esse dinheiro para formar a “bola de neve”.

Na próxima vez que a empresa pagar dividendos você já terá mais ações e vai receber mais dividendos poderá usar para comprar mais ações e assim por diante.

O reinvestimento dos dividendos no longo prazo multiplica o patrimônio acumulado. 

 

Diversifique a sua carteira com o passar do tempo

Se você comprar uma ou duas ações por mês ao fim de um ano já terá uma carteira diversificada. Como as melhores oportunidades de investimento vão mudando ou longo do tempo você fica com uma carteira diversificada.

Melhores oportunidade de investimento são boas empresas, com boa gestão, histórico forte de resultados, vantagens competitivas, que tenham boas perspetivas futuras e que estejam num bom preço abaixo do seu valor intrínseco com margem de segurança.

Uma carteira diversificada é uma carteira com 10 a 20 empresas, com vários setores.  

 

Investa para o longo prazo

Quando mais tempo passar investido na bolsa valores mais provável é ganhar dinheiro. O estudo feito no livro Investindo em Ações no Longo Prazo, mostrou que no passado quem ficou investindo 20 anos no S&P500 sempre ganhou dinheiro. No Brasil também foi parecido com os Estados Unidos.

Uma excelente maneira de ganhar dinheiro com ações é investir no longo prazo, quando mais anos ficar investido na bolsa de valores melhor. 

Como comprar ações na Internet

As compras de ações são feitas através de uma corretora, essa compra toda feita online, terá de fazer os seguintes passos:

  • Abrir conta em uma corretora

 

  • Transferir dinheiro para a corretora através de um TED

 

  • Ir no Home-Broker da corretora inserir o código da ação (que são quatro letras mais um número), caso queira comprar ações no fracionário 1 até 99 terá que colocar um F atrás, colocar o valor da ordem, quantidade e inserir a assinatura eletrónica e carregar em comprar.  

 

Conclusão 

Estes foram os passos essências para investir em ações, apesar da parte prática ser bastante simples, a parte de estudo da empresa e do calculo do valor intrínseco exige mais estudo e experiencia. 

É importante começar aos poucos para ir aprendendo e ir evoluindo ao longo do tempo, a medida que você ganha experiência na bolsa.  

Livros de Ações

q? encoding=UTF8&ASIN=B076BY2726&Format= SL160 &ID=AsinImage&MarketPlace=BR&ServiceVersion=20070822&WS=1&tag=dinheiroinves 20 - Como Investir em Ações [Passo a Passo]Este é um dos melhores livros de investimento, mostra quais são as características necessárias para escolher uma boa ação para Buy and Hold. Este investidor chegou a ter ações na sua carteira por mais de 30 anos. Ainda mostra quando ver uma ação. Um livro recomendado para investir melhor [Clique Aqui]

 

 

q? encoding=UTF8&ASIN=8557173067&Format= SL160 &ID=AsinImage&MarketPlace=BR&ServiceVersion=20070822&WS=1&tag=dinheiroinves 20 - Como Investir em Ações [Passo a Passo]Este livro é best-seller é vendeu mais de 1 milhão de exemplares no mundo inteiro. Este livro mostra as estratégias do maior investidor do mundo, o Warren Buffett, de forma simples e prática ensina a investir utilizando o Buy and Hold. Recomendo a leitura do livro [Clique Aqui]

 

 

Disclamer: As opiniões contidas neste artigo são apenas opiniões pessoais. Este artigo não recomenda ninguém a comprar ou a vender qualquer ativo financeiro. As opiniões deste artigo não se aplicam a todos os leitores devido aos diferentes objetivos, situação financeira e perfil. O autor não se responsabiliza nem por ser responsabilizado por prejuízos de qualquer natureza pelo uso destas informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *