Análise Qualitativa: Como Utilizar para Investir nas Melhores Ações

SeUntitled design 19 1 - Análise Qualitativa: Como Utilizar para Investir nas Melhores Ações

Descubra tudo sobre análise qualitativa de ações. Aprenda o que é, qual a sua importância, como o investidor pode usa-lá para escolher ações de longo prazo.

O que é Análise Qualitativa?

A análise qualitativa de ações é análise dos factores que não são quantificáveis. Estes factores podem ser a análise da gestão da empresa, das suas vantagens competitivas, dos seus riscos, das suas oportunidades, das perspectivas futuras da empresa e do setor.

 

Diferença entre Análise Qualitativa e Análise Quantitativa

Enquanto que a análise qualitativa trata de factores que não são quantificáveis a analise qualitativa trata de factores que são quantificáveis, através dos dados do balanço da empresa.

A primeira por termos de fazer análise através de dados que não são quantificáveis exige do investir uma experiência, uma vez que ele terá de avaliar a qualidade da gestão, suas vantagens competitivas, seus riscos, as perspectivas futuras da empresa e do setor.

Para se fazer uma boa analise da empresa deve se combinar as duas análise já que elas são complementares.

Como fazer Análise Qualitativa de uma Empresa

Para fazer análise qualitativa de uma empresa eu gosto de analisar algumas questões são elas:

  1. Modelo de Negócios da Empresa (Como a empresa ganha dinheiro) 
  2. Qualidade da Gestão
  3. Capacidade da gestão de agregar valor ao acionista
  4. Se a  gestão tem capacidade de manter ou aumentar as margens
  5. Capacidade da gestão de aumentar a receita
  6. Vantagens competitivas da empresa
  7. Qualidade dos Produtos ou Serviços
  8. Valor da Marca
  9. Capacidade das Inovações gerarem valor ao acionista
  10. Riscos da empresa
  11. Características da Empresa
  12. Características do Sector
  13. Perspectivas futuras da empresa
  14. Perspectivas futuras do setor
  15. Potencial de crescimento da empresa
  16. Se a empresa tem potencial de ganho de market Share
  17. Potencial de crescimento do setor
  18. Concorrentes da Empresa
  19. Integridade da Gestão (Se a um grande histórico grande histórico de escândalos)
  20. Riscos do Setor

 

Philip Fisher e a sua Estratégia

O Philip Fisher foi um dos primeiros investidores a utilizaram o Buy and Hold como filosofia de investimento, ele chegou a ficar com algumas ações várias décadas, ele usava alguns critérios qualitativos para escolher ações fazendo 15 perguntas que estão no livro “Ações Comuns com Lucros Extraordinários”

Princípios de Philip Fisher

  1. A empresa possui produtos ou serviços com potencial de mercado suficiente para viabilizar um aumento considerável nas vendas por diversos anos?
  2. A administração está determinada a continuar a desenvolver produtos ou processos que aumentariam ainda mais o potencial do total de vendas caso o potencial de crescimento das linhas de produção mais atraentes no momento já tenha sido explorado exaustivamente?
  3. Quão são os efetivos esforços da empresa, em pesquisa e desenvolvimento, com relação ao seu tamanho?
  4. A empresa tem uma organização de vendas acima da média? 
  5. A empresa tem uma margem de lucro considerável?
  6. O que empresa tem feito para manter ou melhorar sua margem de lucro?
  7. A empresa tem uma boa relação com os seus funcionários?
  8. Existe boa relação entre os executivos da empresa?
  9. A empresa conta com certa “profundidade” com relação à sua gestão?
  10. Quão boa é a análise de custos e controles das contas? 
  11. Existem outros aspectos do negócio, de alguma forma peculiares nesse setor, que dê ao investidor pistas importantes sobre quão bem a empresa poderá ser em relação às suas concorrentes?
  12. A empresa tem uma visão de curto ou de longo prazo sobre os seus lucros?
  13. No previsível futuro, o crescimento da empresa exigirá novas emissões de ações, que diluirão os acionistas que não aumentarem a sua posição, reduzindo os benefícios daqueles que se anteciparam àquele crescimento?
  14. A empresa fala normalmente com os seus acionistas quando as coisas estão indo bem, mas se cala de repente quando as coisas estão indo mal? 
  15. A empresa tem uma gestão com integridade inquestionável?

Estas questões foram tiradas do livro “Ações Comuns com Lucros Extraordinários”.

Como vimos acima Philip Fisher dava muito foco na questão da qualidade e integridade da gestão, na qualidade dos funcionários, na qualidade dos produtos, na capacidade da empresa aumentar a receita e as margens, na visão de longo prazo da empresa, além da inovação da empresa.

 

Warren Buffett e a sua Estratégia 

Para o maior investido do mundo, Warren Buffett, a análise qualitativa é extremamente importante. Como ele investe para longo prazo tem de tomar em atenção a gestão e as vantagens competitivas da empresa.

Princípios de Warren Buffett 

Segundo o livro “The New Buffettology”, ele faz algumas das seguintes perguntas:

  1. A companhia vende algum produto de marca forte ou tem algum serviço com uma vantagem competitiva durável ou tem um preço competitivo do produto ou serviço?
  2. Você entende o produto ou serviço que a empresa faz? 
  3. A companhia aloca o capital somente em negócios que tem habilidade?
  4. Os gestores reinvestem o lucro para aumentar os lucros por ação e também o valor da empresa para os acionistas?
  5. A companhia tem capacidade para ajustar os preços dos produtos de acordo com a inflação?

Conclusão

Fazer a Analise qualitativa é extremamente importante através dela podemos mapear informações como quais são as preservativas futuras da empresa e do setor, os seus riscos, as suas vantagens competitivas. 

Conhecer o modelo de negócio (como a empresa ganha dinheiro) e as características que  do setor é fundamental para o sucesso do investimento. 

A analise qualitativa combina muito com o Buy and Hold, para investir para o longo prazo é essencial que façamos este tipo de analise com qualidade. 

Outra vantagem deste tipo de analise é que pode evitar  entrar em empresas com grandes problemas, como gestão com problemas graves, setor que aumentou muito a concorrência, produto principal da empresa que ficou obsoleto e a empresa não tem capacidade para lançar outro produto com o mesmo valor, entre outras coisas. 

Para fazer este tipo de analise bem feita exige bastante conhecimento e experiência do investidor. Porém pode trazer bons resultados a longo prazo. 

 

Livros de Análise Qualitativa

q? encoding=UTF8&ASIN=B076BY2726&Format= SL160 &ID=AsinImage&MarketPlace=BR&ServiceVersion=20070822&WS=1&tag=dinheiroinves 20 - Análise Qualitativa: Como Utilizar para Investir nas Melhores AçõesEste é um dos melhores livros de investimento, mostra quais são as características necessárias para escolher uma boa ação para Buy and Hold. Este investidor chegou a ter ações na sua carteira por mais de 30 anos. Ainda mostra quando ver uma ação. Um livro recomendado para investir melhor [Clique Aqui]

 

 

q? encoding=UTF8&ASIN=8557173067&Format= SL160 &ID=AsinImage&MarketPlace=BR&ServiceVersion=20070822&WS=1&tag=dinheiroinves 20 - Análise Qualitativa: Como Utilizar para Investir nas Melhores AçõesEste livro é best-seller é vendeu mais de 1 milhão de exemplares no mundo inteiro. Este livro mostra as estratégias do maior investidor do mundo, o Warren Buffett, de forma simples e prática ensina a investir utilizando o Buy and Hold. Recomendo a leitura do livro [Clique Aqui]

 

 

Disclaimer: As opiniões contidas neste artigo são apenas opiniões pessoais. Este artigo não recomenda ninguém a comprar ou a vender qualquer ativo financeiro. As opiniões deste artigo não se aplicam a todos os leitores devido aos diferentes objetivos, situação financeira e perfil. O autor não se responsabiliza nem por ser responsabilizado por prejuízos de qualquer natureza pelo uso destas informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *