Hedge: 7 Formas de Proteger sua Carteira de Investimentos

Descubra como proteger a sua carteira de investimentos fazendo um hedge. Neste artigo vou mostrar como não perder muito dinheiro em caso de crise.

Crise Easy Resize.com  - Hedge: 7 Formas de Proteger sua Carteira de Investimentos

Com a bolsa de valores em alta desde 2016 já praticamente 4 anos. Começa a haver um cuidado de proteger uma parte da carteira. 

Normalmente os ciclos no Brasil duram cerca de 6 anos tanto os de alta como de baixa. 

É bom lembrar que o Hegde (protecção da sua carteira) não vai evitar que a sua carteira tenha uma queda na rentabilidade menor ou até negativa. No entanto, o Hedge quando é bem feito possibilidade perder menos dinheiro em caso de queda e também ter dinheiro para comprar mais ações. 

As operações Hedge reduzem a volatilidade da sua carteira.

Vale a pena lembrar, caso a bolsa continue subindo o Hedge vai tirar um pouco de rentabilidade da sua carteira devido ao seu custo, tudo tem vantagens e desvantagens. 

As duas estratégias que eu utilizo para fazer Hedge na minha carteira são a primeira e a segunda, devido a sua eficácia e simplicidade. 

O que é Hedge?

O Hedge é uma forma de proteger a sua carteira de investimentos, reduzindo a sua volatilidade. Existem várias estratégias de Hedge, como Hedge Cambial, Derivativos, Seguros, Contratos Futuros. 

 

7 Tipos de Hegde

Veja 7 tipos de Hedge par você proteger a sua carteira de investimentos qual a vantagem e desvantagem de cada um.

Reserva de Liquidez 

Está estratégia consiste em deixar um dinheiro guardado em renda fixa com liquidez diária para quando a bolsa cair em usando a reserva de liquidez aos poucos para comprar ações baratas em quedas momentâneas ou em grandes crises. 

Esse dinheiro com liquidez diária poderá ficar num Fundo DI (D+0, que renda perto de 100% do CDI) ou num CDB (que renda perto de 100% do CDI, de um banco lucrativo) ou no Tesouro Selic.

Esse dinheiro para a reserva de liquidez poderá vir dos novos aportes ou do dinheiro dos dividendos ou então de parte de algumas ações que estejam muito acima do seu valor intrínseco. 

Vantagens

  • Ter liquidez para comprar mais ações a preços muito baratos nas quedas ou nas grandes crises 
  • Simplicidade de aplicação 

Desvantagens

  • Perda de Rentabilidade em caso de continuação da alta da bolsa de valores. Geralmente a sua rentabilidade será menor se a bolsa continuar em alta do que se tive-se 100% da carteira em ações.

 

Empresas Exportadoras

Você pode proteger a sua carteira comprando empresas exportadoras. Como essas empresas vendem muito para o exterior tem grande parte da sua receita em dólar.

Então quando a crise e o dólar sobe essas empresas são beneficiadas e geralmente sobem. 

A Klabin e a Suzando são dois exemplos de empresas exportadoras com sua receita muito ligado ao dólar. No dia do Circuit Brake foram quase as únicas empresas que não caíram, até subiram um pouco, porque o dólar aumentou muito nesse dia.

Então, de certa forma estas empresas oferecem uma proteção contra as crises.

Vale a pena lembrar que essas empresas são cíclicas. Tem até um ciclo contrario ao Ibovespa quando o Ibovespa sobe elas caiem e quando Ibovespa cai elas sobem Como mostra o gráfico abaixo. Claro que isto, não acontece sempre assim.

Klbn4 grafico Easy Resize.com  1 - Hedge: 7 Formas de Proteger sua Carteira de Investimentos

Fonte: klabin PN2 –  Br Trading View 

Vantagens

Simplicidade de aplicação

  • Investir em empresas
  • Receber dividendos, algumas ações pagam muitos dividendos o que pode gerar uma renda passiva.
  • Compra das empresas exportadoras ligadas ao dólar a baixo preço quando a bolsa está em alta e possibilidade de venda a alto preço quando a bolsa está em baixa, para comprar outras ações que estejam mais baratas. 

Desvantagem

  • Possibilidade rentabilidade negativa,  de queda do preço das ações exportadoras ligadas ao dólar, caso a bolsa suba e o preço do dólar cai
  • Caso a bolsa caia e o dólar suba, mas o preço da commoditie caia de preço, não vai oferecer protecção contra a queda da bolsa. Pois o preço das exportadoras depende de duas variáveis o dólar e a commoditie.
  • Outro defeito nem sem quando a bolsa cai o dolár sobre logo neste casos a vai haver protecção. 

 

Hedge Cambial

O Hege cambial é comprar é uma forma de proteger a sua carteira de investimentos. Se a bolsa de valores cair é provável que o dólar suba então você pode ter uma parte da sua carteira em um fundo de dólar, para proteger a sua carteira.

Esta estratégia é boa de usar junto com a locação de ativos. Vamos supor que você queria proteger a sua carteira e para isso terá 5% de dólar num fundo cambial. 

A bolsa subiu muito e o dólar caiu de preço. Então a sua percentagem de dólar na carteira caiu para 3%. Então para reequilibrar a sua carteira agora você compra dólar para voltar a ter 5% da sua carteira. 

Quando a bolsa cair e o dólar subir, a sua percentagem na carteira de dólar (com o seu fundo cambial) é de 7% agora você vai tirar uma parte do dólar na sua carteira para comprar ações baratas nas crises. 

Existem outras formas de proteger a carteira com contratos futuros de dólar mas são mais complicadas. 

Vantagens

  • Ter possibilidade de balancear a parte com um ativo com correlação negativa com a bolsa de valores. 
  • Ter dinheiro para comprar ações nas crises

Desvantagens

  • Perda de rentabilidade, como tem correlação negativa com a bolsa de valores, em caso de alta da bolsa, é provável que a sua carteira de investimentos renda menos do que se tive-se 100% em ações.
  • Pagar taxa de administração, caso você tenha dólar em fundo cambial, que é a maneira mais simples de ter  dólar. 
  • Em caso de usar outras estratégias como contratos futuros de dólar irá aumentar a complexidade da estratégia. 

 

Ações  estrangeiras, ETF no exterior, BDR

Uma das maneiras de proteger a sua carteira é ter participações de empresas no exterior.  Poderá fazer isso de ter maneiras:

  • ETF – Comprando o IVVB11 que é um ETF que replica o S&P500. Esse ETF é cotado em reais.
  • BDR   – é certificado de depósito de valores imobiliários emitdos no Brasil (Brazilian Depositary Receipt) que o seu desempenho estará atrelado a alguma ação estrangeira e é cotado em reais. Por exemplo o BDR da Apple acompanhará de uma forma próxima o desempenhado da ação da Apple cotada em reais. 
  • Ações estrangeiras – Terá de abrir conta numa corretora em outro país, como nos Estados Unidos. Mandar direito para a conta da corretora nos Estados Unidos, depois comprar ações pelo Home Broker Americana. Aqui ter milhares ações para escolher a oferta é gigantesca.

Vantagens

  • Oferece uma boa protecção contra as crises no Brasil.
  • A rentabilidade no longo prazo do ETF ligado ao S&P500 e das melhores Ações Americanas quando escolhidas a bons preços é uma boa.

Desvantagens

  • Não oferece protecção contra uma crise global, como aconteceu em 2008.
  • No caso de alguns BDR só pode investir tem for investidor qualificado com património superior a 1 milhão de reais.
  • Maior complexidade de investidor no caso das ações estrangeiras terá de abrir conta nos Estados Unidos, mandar dinheiro para os Estados Unidos e ainda escolher entre milhares de ações qual você vai comprar. 

 

Venda de ETF 

Se quiser proteger a sua carteira de investimentos poderá operar vendido (short) um ETF que esteja  mais correlacionado com a sua carteira, poderá ser o BOVA11 caso a sua carteira seja composta por as grandes empresas, o SMAL11 caso a sua carteira seja de Small Caps ou o DIVO11 caso a sua carteira seja composta por ações boas pagadoras de dividendos. 

Aqui você vai tomar as ações de uma outra pessoas alugadas e vender essas ações no mercado, essa estratégia se chama short.

Alguns fundos de ações utilizam esta estratégia são os Long Baised, que tem a grande maioria das posições compradas em ações, mas também podem ter uma pequena parte das ações vendidas para amortecer as quedas.

Vantagens

  • Oferece alguma protecção contra as quedas. Quando a bolsa cair é normal que a sua carteira não caia tanto. 

Desvantagens

  • Terá um custo pelo período de tempo que tiver alugando as ações (como tomador).
  • As perdas são ilimitadas caso a bolsa triplique de preço você perderá 3 vezes o valor que investiu. Então terá de fazer isso com uma percentagem pequena da carteira. 
  • Terá de deixar ações ou dinheiro como garantia. 
  • Poderá haver uma falta de correlação entre a sua carteira e o índice que você operou vendido (short).
  • Maior complexidade da operação 

Hedge de Derivativos: Seguros (Compra de Put)

Uma opção é um contrato que dá um direito de comprar ou vender um determinado activo, numa determinada data, a um determinado preço, essa ação terá um determinado prémio. 

Uma Put é um contrato de venda. 

Vamos supor que você tem  da Petrobrás ela está cotada a 30 reais, você pode comprar uma opção de venda de  28 reais. Por essa opção você teve de pagar um prémio de 50 centavos. Vamos supor que você comprou 100 opções terá de gastar 150 reais. (100 ações x 0,50 do premio da opção).

Se a bolsa continuar a subir, se mantiver igual, ou até se cair pouco até valores superiores a 28 reais, você não usa opção e perde os 50 centavos por ação ou 150 reais no total.

Se a bolsa cair muito e for para valores inferiores e for para 25 reais, ou seja valores inferiores a 28 reais. Você o direito de vender as suas ações por 28 reais em vez dos 25 do mercado.

Esse seguro lhe permitiu vender mais caro por 28 reais em vez da cotação de 25 reais que estão agora no mercado. A outra opção é depois que a ação caiu abaixo de 28 reais por exemplo 25 reais vender as opções antes do dia do exercício, para assim ter lucro nas opções e diminuir o prejuízo das ações.

Por isso, que essa operar se ganha seguro. Se a bolsa se mantiver igual ou subir você perde o dinheiro que gastou na opção. Se a bolsa cair este seguro lhe permite vender por um preço razoável, sem perder tanto dinheiro. 

Vantagens

  • Oferece protecção contra grandes quedas. Funciona como seguro.

Desvantagens

  • Custo das opções. Caso a bolsa de mantenha igual ao suba você perde um pouco de rentabilidade por causa dos custo das opções. Em momento de forte volatilidade o preço das opções de venda fica muito alto.
  • Algumas opções de algumas ações quase não tem boa liquidez. Também é possível que o Spread (diferença entre o preço de compra e venda) chega alto.
  • Baixa duração dos contratos os contratos com liquidez tem de 1 a 2 meses, ou seja depois desse tempo se quiser voltar a proteger a sua carteira terá de voltar a gastar dinheiro. 

 

Venda de Contrato Futuro

No mercado futuro pode se negociar contratos de compra ou venda de produtos ou de índices no futuro. Como por exemplo Café, Milho, Soja, dólar, o índice S&P500 e o índice Ibovespa. 

Você pode vender um contrato futuro do Ibovespa ou seja você faz um acordo de venda do ibovepsa num determinado preço numa determinada data. 

Assim caso o Ibovespa caia muito você garantiu o direito de vender um contrato ou Mini-Contrato do Ibovespa por um preço bem mais alto e com isso ganhar dinheiro. Abatendo um pouco o prejuízo da queda do Ibovespa. 

Também a alternativa do Mini Contrato que corresponde a 20% do Contrato cheio e funciona da mesma forma. 

Vantangens

  • Alta liquidez. Os contratos futuros e Mini-Contratos tem alta liquidez. Protecção contra as quedas.

Desvantagens

  • Possivel falta de correlação da sua carteira com o índice Ibovespa
  • Precisa de ter ações ou dinheiro como garantia

 

Conclusão

  • Com a bolsa já subindo desde 2016 indo para o quarto ano subindo começa a surgir a necessidade de proteger a sua carteira de investimentos.
  • Existem pelo menos 7 formas de proteger a sua carteira de investimentos. 
  • Existem formas mais simples como a reserva de liquidez, empresas exportadoras, compra de dólar (hedge cambial), ETF, estrangeiros  estrangeiros ou BDR, também existem as estratégias mais complicadas como Venda ETF, Hedge Derivatios (venda de put), venda de contrato futuro. 
  • As estratégias mais simples muito vezes funcionam melhor que as estratégias mais complicadas. 
  • Vai a pena lembrar que a protecção normalmente tem um custo, caso a bolsa continue subindo esse custo da protecção resultará em uma rentabilidade menor da sua carteira.
  • Cabe ao investidor saber analisar qual é o ponto que ações começam a ficar com um valor muito acima do seu valor intrínseco, sem margem de segurança, que vale a pena fazer um Hedge para se proteger. 

 

 

 

Disclaimer: As opiniões contidas neste artigo são apenas opiniões pessoais. Este artigo não recomenda ninguém a comprar ou a vender qualquer ativo financeiro. As opiniões deste artigo não se aplicam a todos os leitores devido aos diferentes objetivos, situação financeira e perfil. O autor não se responsabiliza nem por ser responsabilizado por prejuízos de qualquer natureza pelo uso destas informações.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *