Fundos Imobiliários: 7 Vantagens e 4 Desvantagens [Mini-Curso, Aula 2]

Veja quais são as vantagens e desvantagens dos Fundos Imobiliários. Como qualquer investimento os FIIs tem pontos positivos e pontos negativos, confira quais são.

Aqui eu explico quais são as vantagens e desvantagens detalhadamente.

Fundos Imobiliários Vantagens e Desvantagens, Mini-Curso, Aula 2 [Vídeo]

Vantagens

Facilidade de Investimento

Para investir em FIIs (Fundos Imobiliários) é muito simples e muito rápido.  É só fazer o  seguintes passos:

  • Abrir conta numa corretora (através da internet);
  • Faz um TED do seu Banco para a Corretora;
  • Agora só abrir o Home-Broker da Corretora e escolher o Fundo Imobiliário que quer comprar;
  • Inserir o código do FII e colocar a quantidade e o preço, em poucos minutos você compra fundos imobiliários;

Já num imóvel físico é muito complicado demora dias, semanas ou até meses a comprar um imóvel, tem muito mais burocracia. 

Baixo Investimento Inicial

Para investir em FIIs é um investimento extremamente baixo, tem alguns Fundos Imobiliários que custam aproximadamente 4 reais, outros em torno de 10 reais e a maioria custa entre 110 a 150 reais. 

Então, investindo 150 reais por mês, você já consegue todos os meses comprar cotas de um fundo imobiliário, com isso construir uma carteira de FIIs ao longo do tempo.

Já nos imóveis físicos é preciso 100 mil, 200 mil, 300 mil reais para começar a investir em imóveis. Então o investimento inicial é muito alto. O que torna o investimento em imóveis muito mais difícil de começar em comparação com os FIIs. 

Boa liquidez comparada com os imóveis físicos

Nos FIIs você pode comprar ou vender alguns segundos ou em poucos minutos. Já nos imóveis físicos é preciso dias, semanas ou até meses para comprar ou vender um imóvel. O processo é muito mais demorado e burocrático. 

Proventos mensais isentos de imposto de renda

Os fundos imobiliários tem quase todos isenção de imposto de renda nos proventos mensais. Isto faz com que normalmente o dinheiro pago dos FIIs dos proventos mensais seja maior do que dos imóveis físicos.  

Se você comprar um FII este mês, no próximo mês já irá receber proventos mensais isentos de imposto de renda.

Já nos imóveis físicos o seu aluguer mensal tem de pagar imposto de renda.

Diversificação

A diversificação dos fundos imobiliários é um maior do que a dos imóveis físicos. Existem FIIs que tem vários imóveis dentro dele, em localizações diferentes e muitos inquilinos o que garante uma boa diversificação e boa chance de sempre continuar a pagar proventos mensais.

Já no que caso dos imóveis físicos normalmente é um único imóvel e um único inquilino. Se o inquilino sair, você vai ficar sem a renda dos proventos mensais e ainda tendo que pagar as despesas dos imóveis.

Outro ponto muito importante, é que com uns 1000 reais, você já consegue comprar uns 7 fundos imobiliários diferentes, o que vai permitir uma boa diversificação e um fluxo continuo de proventos mensais garantindo uma boa renda passiva.

Menor Volatilidade do que as Ações

A volatilidade é a frequência e a intensidade que um activo de um determinado período de tempo. Activos com maior volatilidade tanto podem subir muito  como muito. Já activos com menor volatilidade normalmente caiem menos e sobem menos. Claro que existem excessos a esta regra.

Uma pessoa que não está acostumada a renda variável é melhor, na minha opinião, começar a investir em activos que tenham menor volatilidade, para se ir aos poucos acostumando as quedas da renda variável sem se assustar.

Os fundos imobiliários tem cerca de um terço da volatilidade das ações, o que é óptimo para as pessoas que querem começar a investir em renda variável. 

 

Entrega da gestão do imóvel a um profissional

Nos FIIs a sua gestão é entregue a um profissional. Os FIIs tem um gestor profissional responsável por encontrar novos inquilinos em caso de vacância,  são responsáveis por manter os edifícios em boas condições e são responsáveis, caso seja necessário a ajustar o valor dos alugueis. 

Já nos imóveis físicos você é responsável por encontrar locatários, manter o edifício em boas condições e ajustar, ou então, poderá pagar uma imobiliária para fazer essas funções, mas isso costuma ter um custo alto. 

 

 

Desvantagens

Renda variável “o capital não é garantido”

Como é investimento de renda variável o seu capital investido não é garantido.

Quando por exemplo você investe num CDB você tem a protecção do FGC de 250 mil reais por instituição e por CPF e o sua rentabilidade é sempre positiva.

O Tesouro Selic é o investimento mais conversador do mercado e a sua rentabilidade também é normalmente sempre positiva. 

Já no caso dos Fundos Imobiliários existe o risco de mercado que é o risco das mudanças de preço que podem fazer variar o preço das cotas de FIIs para um valor mais baixo do que você comprou ficando com rentabilidade negativa.

Para quem precisa do dinheiro para um período curto de tempo, os FIIs podem não ser uma boa solução uma vez que você poderá ser obrigado a vender quando o preço de mercado estiver abaixo do seu preço de compra, fazendo perder dinheiro. Os FIIs são investimento de longo prazo.

 

Maior volatilidade do que alguns investimentos de Renda Fixa

Os fundos imobiliários tem maior volatilidade do que algumas rendas fixas como o CDB pós fixado e o Tesouro Selic. 


Estes dois investimentos (CDB pós fixado e o Tesouro Selic) tem rentabilidade sempre positiva, já os FIIs imobiliários tem uma volatilidade bem maior do que estes investimentos, podendo ter tanto rentabilidade positiva como negativa.  

 

Você não pode viver no imóvel 

Num fundo imobiliário você não pode viver no imóvel, mesmo que o imóvel do FII estiver vazio, você não pode morar lá.

Já no imóvel físico se tiver vazio você pode morar lá. Isto é uma grande vantagem em relação aos FIIs.

 

Você não pode gerir o imóvel 

No FII você não pode gerir o imóvel mesmo que você acha que o gestor podia encontrar um inquilino novo, aumentar o aluguer você não pode fazer nada, tem de deixar tudo com o gestor.

Já no caso dos imóveis caso você seja bom gestor você pode encontrar novos inquilinos, caso seja possível você pode aumentar o aluguer. Também pode ir atrás de encontrar uma proposta boa para vender o imóvel por um valor alto. 

 

Vantagens dos Fundos Imobiliários [Resumo]

  • Facilidade de Investimento
  • Baixo Investimento Inicial
  • Boa Liquidez Comparada com os Imóveis Físicos
  • Proventos Mensais Isentos de Imposto de Renda
  • Diversificação
  • Menor Volatilidade do que as Ações
  • Entrega da Gestão do Imóvel a um Profissional 

 

Desvantagens dos Fundos Imobiliários [Resumo]

  • Renda Variável “O Capital Não é Garantido”
  • Maior Volatilidade do que alguns Investimentos de Renda Fixa
  • Você Não pode Viver no Imóvel
  • Você Não pode Gerir o Imóvel 

 

Conclusão

Os fundos imobiliários tem muitas vantagens mas também tem algumas desvantagens. Conhecer bem as características do investimento permite ao investidor investir melhor.  Os FIIs são uma excelente alternativa de investimento de longo prazo para gerar renda passiva.

 

Confira a primeira aula do Mini-Curso de Fundos Imobiliários:

 

Para complementar o aprendizado recomendo a leitura dos livros desta lista:

 

Disclaimer: As opiniões contidas neste artigo são apenas opiniões pessoais. Este artigo não recomenda ninguém a comprar ou a vender qualquer ativo financeiro. As opiniões deste artigo não se aplicam a todos os leitores devido aos diferentes objetivos, situação financeira e perfil. O autor não se responsabiliza nem por ser responsabilizado por prejuízos de qualquer natureza pelo uso destas informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *