Fundos Imobiliários: Mini-Curso Grátis [Aula 1] O que são? Tipos?

Aprenda tudo sobre fundos imobiliários com este mini-curso gratuito de 4 aulas. Nesta aula vais ficar a saber o que são FIIs, quais são os tipos, como comprar. 

Aula 1 em Vídeo 

O que são Fundos Imobiliários?

É um fundo que tem como objectivo aplicar o dinheiro em investimentos ligados ao sector imobiliário. Esses investimentos podem ser em imóveis ou em de renda fixa ligados ao sector imobiliário como os CRI e as LCI. 

Quais são os tipos de FIIs?

Existem 5 tipos de FIIs, são eles:

  • “Tijolo” – Investem efectivamente em Imóveis. Por isso tem esse nome. Esses imóveis podem ser: Shoppings, Galpões Logísticos; Escritórios; Edifícios de Universidades; Edifícios de Hospitais. Estes tipo de fundo imobiliário costuma no longo prazo oferecer uma protecção contra a inflação.  

 

  • “Papel” – Tem esse nome porque investem em renda fixa ligada ao sector imobiliário como os CRI e as LCI. Estas duas renda fixas são isentas de imposto de renda. É uma espécie de “renda fixa turbinada”. Embora todos os FIIs sejam renda variável mesmo os de papel. 

 

  • “FOF” – São os Fundos de Fundos. Investem em cotas de outros fundos. Estes fundos tem a vantagem de serem bem diversificados. A desvantagem são as taxas que costumam ser mais altas, já tem a taxa do fundo que comprou mais a taxa do Fundo de Fundos. Se você compra-se directamente os fundos da carteira dele pagaria menos taxas. 

 

  • Desenvolvimento – Investem em imóveis para construção para futura venda. Estes são os fundos mais arriscados, se a venda for feita com um bom preço vão trazer um excelente lucro cotista. Se a venda for feita com um preço baixo poderão trazer baixao rendimento ou até prejuízo par o cotista. 

 

  • Híbridos – São Fundos que investem em vários tipos de fundos. São cada vez mais comuns os fundos híbridos que tem dentro de si uma parte em fundos de “tijolo” e outra parte em fundos de “papel. Estes fundos também oferecem uma boa diversificação. 

 

Como comprar?

Para comprar FIIs faça os seguintes passos:

  1. Abra conta numa corretora (de preferência isenta de taxa de corretagem para FIIs)
  2. Faça um TED para Corretora (ideal escolher um banco que não cobre para fazer TED)
  3. Abra o seu Home-Broker da corretora e escolha o Fundo Imobiliário que quer comprar (poderá ver uma lista dos FIIs aqui)
  4. Pode comprar qualquer numero de cotas 

 

Para complementar o aprendizado recomendo a leitura dos livros desta lista:

 

Conclusão

  • Neste primeira aula ficaste a saber o que são fundos Imobiliários, quais são os tipos e as características de cada um e como comprar fundos imobiliários. 

 

  • Nas próximas aulas mostrarei as Vantagens e Desvantagens, Como analisar os FIIs, Quais são os Riscos e como procurar informações na internet e quais são os pontos mais importantes dos relatórios mensais.  

 

 

Disclaimer: As opiniões contidas neste artigo são apenas opiniões pessoais. Este artigo não recomenda ninguém a comprar ou a vender qualquer ativo financeiro. As opiniões deste artigo não se aplicam a todos os leitores devido aos diferentes objetivos, situação financeira e perfil. O autor não se responsabiliza nem por ser responsabilizado por prejuízos de qualquer natureza pelo uso destas informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *