Como Investir em ETFs em Portugal

Neste artigo vou te mostrar como investir em ETFs em Portugal. Os ETFs são uma excelente forma para investir. Confira o passo a passo para investir desde Portugal. O investimento em ETFs tem vindo a ganhar cada vez mais adpetos nos Estados Unidos e no Mundo e Portugal não é exceção.

Como investir em ETfs em Portugal [Vídeo]

Abrir conta em uma corretora

Existem algumas corretoras sem taxas como por XTB, Trading 212, Etoro existe  também a Interative Brokers que é bastante conhecida.

Aqui é o importante que a corretora seja grande e confiável.

Este processo é todo feito online no computador demora poucos minutos ao fim de poucos dias já podes começar a investir.

Transferência de dinheiro para a corretora

Enviar dinheiro para a corretora, também é feito por exemplo através de uma transferência bancaria. Hoje em dia esse processo de envio de dinheiro para a corretora é bem simples e bem rápido. Por isso, não deverá ter grandes problemas nesta parte.

Melhores ETF para começar a investir em Portugal

Os ETFs CSPX e o VUAA  que seguem o S&P500 as 500 maiores empresas americanas ou então o ETF IWDA que segue o índice de ações mundiais que tem cerca de 67% em ações americanas e 33% em ações do resto do mundo.

O que é um ETF?

ETF significa Exchange Traded Fund (que em português é fundos de índices cotados) cujo o objetivo é seguir um índice. Por exemplo o ETF CPSX segue o índice S&P500 (das 500 maiores empresas americanas).

Existem ETF de ações, de bonds (títulos de renda fixa), de ouro, de REITs (investimento ligado empresas no ramo imobiliários) e até de Bitcoin e outras ciptomoedas.

O ETF vai ter um desempenho muito próximo ao índice de referencia. Por exemplo, o CSPX vai ter um desempenho muito próximo ao índice S&P500.

A maioria dos ETFs têm muito baixas taxas de administração.

 

O que são ETFs acumulativos

São ETFs (Fundos de índices cotados) que reinvestem os dividendos neles mesmos de forma proporcional. Desta forma a sua cotação tende a valorizar mais em relação aos ETFs distributivos.

Os ETFs acumulativos também são mais favoraveis a nível fiscal, uma vez que o investidor adia o pagamento de imposto de renda apenas para a venda.

O que são ETFs distributivos

São ETFs (Fundos de índices cotados) que distribuem os dividendos ao investimento. Estes ETFs são piores fiscalmente uma vez que a cada distribuição de dividendos haverá pagamento de imposto de renda.

Qual a diferença entre um ETF acumulativo e distributivo

A diferença que um ETF distributivo, como o nome diz distribui os dividendos ao investidor, já o ETF acumulativo reinveste os dividendos nele mesmo de forma proporcional para assim fazer crescer mais a sua cotação.

Os ETFs acumulativos são mais eficiêntes fiscamente uma vez que adiam o pagamente de impostos para o momento da venda, já os ETFs distributivos há o pagamento de imposto de renda a cada distribuição de dividendos.

Como saber se um ETF é acumulativo?

Os ETF acumuativos costumam ter a sigla (Acc) no nome. Exemplo, o ETF CSPX tem o nome de Ishares Core S&P500 UCITS (Acc). Outra maneira de saber que própria descrição das caracteristicas dos ETFs vem se é acumulativo ou destributivo.

O que é um ETF Acc

A sigla Acc significa que é Acumulativo, logo é ETF acumulativo que investe os dividendos nele mesmo de forma proporcional de maneira a crescer mais rápido a sua cotação

Quais os ETFs que pagam dividendos

A grande maioria dos ETFs distributivos pagam dividendos. Por exemplo, a esmgadora maioria dos ETFs de distributivos de Ações (Stocks), REITs ou Bonds (renda fixa) pagam dividendos.

Já os ETFs acumulativos não pagam dividendos. Uma vez que reinvestem os dividendos neles mesmos para fazer crescer a sua cotação mais rápido.

Vantagens dis ETFs:

Quais são as vantagens dos ETFs:

  • Simplicidade de investimento
  • Rentabilidade muito próxima aos índices de referência
  • Baixas taxas de administração
  • Não requer muito estudo
  • Mais tempo livre, investimento passivo

Desvantagens dos ETFs:

Quais são as desvantagens dos ETFs

  • Não se tem uma rentabilidade maior que o índice de referencia
  • A rentabilidade pode não ser boa no longo prazo de não escolher ETF de qualidade
  • Se for ETF de ações vão ter volatilidade
  • Grandes quedas nas crises

Confira os melhores livros de ações clicando aqui

Conclusão

O investimento em ETFs tem grandes vantagens como a simplicidade, não ter de perder muito tempo a estudar quando comparado ao investimento em ações, mais tempo livre para fazer o que você gosta, também boa rentabilidade quando escolhe bons ETFs no longo prazo.

O investimento em ETFs apresenta algumas desvantagens, se for um ETF ligado a algum indice de ações tem bastante volatilidade e algumas grandes quedas nas crises, a rentabilidade pode não ser boa se não escolher bons ETFs, geralmente não se tem uma rentabilidade maior do que a dos índices de referencia.

A nível de investimento em ETFs temos o CSPX e o VUAA que seguem o S&P500 que é o ínidice americano das 500 maiores empresas dos Estados Unidos e o IWDA que segue o ínidice das maiores empresas mundiais. Como são ETFs amplos que tem empresas de qualidade dentro da sua carteira (as maiores empresas dos Estados Unidos e do Mundo) é de esperar que no longuíssimo prazo esses ETFs valorizem.

 

Disclaimer: As opiniões contidas neste artigo são apenas opiniões pessoais. Este artigo não recomenda ninguém a comprar ou a vender qualquer ativo financeiro. As opiniões deste artigo não se aplicam a todos os leitores devido aos diferentes objetivos, situação financeira e perfil. O autor não se responsabiliza nem por ser responsabilizado por prejuízos de qualquer natureza pelo uso destas informações. Este artigo pode conter links de afiliados, isso significa se clicar e comprar em algum destes produtos, eu recebo uma comissão. Isto, ajuda o site e permite-me continuar a fazer artigos. Obrigado pela sua ajuda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *