Valuation: Como calcular o preço justo das açoes [Método Warren Buffett]

Descubra como calcular o preço justo das ações, segundo o método do Warren Buffett. Aprenda como o melhor investidor do mundo faz o valuation das empresas. 

Warren Buffett min 1 - Valuation: Como calcular o preço justo das açoes [Método Warren Buffett]

Calculo do preço justo das ações [Método Warren Buffett]

Está aqui um passo a passo de como o Warren Buffett faz para calcular o valor intrínseco das ações.

1. Fluxo de Caixa futuros da Empresa

Para calcular o valor intrínseco das ações, o Warren Buffett precisa de prever quais são os fluxo de caixa futuros da empresa.

Para isso ele gosta de empresas em que possa prever com alguma fiabilidade o fluxo de caixa futuro da empresa nos próximos anos e na perpetuidade.

2.Trazer a valor presentes esses fluxos de caixa a uma taxa de desconto adequada

Depois de calcular os fluxos de caixa futuros devemos trazer a valor presente por uma taxa adequada ou seja que garanta um retorno adequado (justo) segundo o risco que estamos a tomar por comprar aquela ação em especifico.

Seguindo estes dois passos achamos o preço justo da empresa.

Quanto melhor for a nossa estimativa dos fluxos de caixa futuros da empresa e quanto mais adequada for a taxa de desconto que escolhemos para a empresa mais próximo do real valor intrínseco estaremos da empresa.

Comparação entre Ações e Renda Fixa de Longo Prazo

Segundo Warren Buffett uma boa empresa é como uma título de renda fixa que paga rendimentos ao longo do tempo até a perpetuidade.

Se você souber de quanto dinheiro esses rendimentos vão ser ao longo da vida da empresa e os comparar com os títulos do públicos de longo prazo (no caso do Brasil pode ser o Tesouro IPCA de maior duração) mais um prémio de risco, chegamos na escolha mais adequada de investimento. 

No caso da renda fixa é bem mais fácil calcular já que os rendimentos já estão calculados previamente, assim como os prémios na altura da compra dos títulos.  

O valor desses rendimentos no futuro é diferente uma vez que cada empresa pode ter diferentes rendimentos no futuro.  Cabe ao investidor fazer uma boa estimativa desses rendimentos no futuro. 

Empresas de Tecnologia: Sua dificuldade de calcular o Valor Intrínseco

No caso das empresas de tecnologia é mais difícil estimar com boa precisão o valor desses rendimentos no futuro, uma vez que são empresas com menor previsibilidade do que outras empresas mais estáveis.  

Focar em negócios estáveis

Os negócios estáveis tem uma maior facilidade de calcular com uma maior precisão o preço justo das empresas, uma vez que os seus fluxos de caixa futuros são mais previsíveis. 

Importância de conhecer a empresa e o seu negócio

Você precisa de conhecer muito bem a empresa e o negocio para conseguir estimar com uma boa previsão quais vão ser os rendimentos futuros da empresa nos próximos 10 a 20 anos. 

Conhecer as forças e as fraquezas da empresa

Para fazer um bom valuation é preciso conhecer quais são as forças e fraquezas que vão afectar a companhia nos próximos 10 a 20 anos.  Pois estas forças e fraquezas competitivas vão alterar de forma positiva ou negativa os fluxos de caixa futuros da empresa. 

Warren Buffett explica como calcula o valor intrínseco de uma empresa [vídeo]

Aqui em baixo está um vídeo em que o próprio Warren Buffett explica como ele calcula o valor intrínseco de uma empresa. Este vídeo está em inglês.

Fonte: Cooper Academy – Investing 

Conclusão

Para calcular o preço justo de uma empresa é preciso estimar os fluxos de caixa futuros da empresa com boa precisa e trazer a valor presente esses fluxos por uma taxa de desconto adequada. 

Os negócios estáveis tem maior previsibilidade para estimar com melhor precisar os seus fluxos de caixa e calcular com maior precisão seu preço justo.

As empresas de tecnologia apresentam uma maior dificuldade de calcular o preço justo da empresa com boa precisão por causa da  maior variação dos seus fluxos de caixa futuros.  

Quanto melhor conhecer o seu o negócio da empresa melhor vai calcular o seu preço justo, uma vez que vai prever com maior precisão os seus fluxos de caixa futuros. 

É importante conhecer as forças e fraquezas da empresa pois estas afectam de maneira positiva ou negativa os fluxos de caixa futuros da empresa. 

Livros para quem quer se aprofundar mais sobre Valuation

q? encoding=UTF8&ASIN=B082P6CVTY&Format= SL160 &ID=AsinImage&MarketPlace=BR&ServiceVersion=20070822&WS=1&tag=dinheiroinves 20 - Valuation: Como calcular o preço justo das açoes [Método Warren Buffett]Este é um dos melhores livros de Valuation, de leitura obrigatória. Este livro é usado como material de apoio em alguns dos melhores cursos de investimentos do Brasil. Mostra de forma clara e objectiva como calcular o preço justo das ações, falando dos vários aspectos importantes, como taxa de crescimento, WACC, necessidade de caixa, perpetuidade, sempre com exemplos e exercícios. Recomendo sua leitura [Clique Aqui]

q? encoding=UTF8&ASIN=8597021721&Format= SL160 &ID=AsinImage&MarketPlace=BR&ServiceVersion=20070822&WS=1&tag=dinheiroinves 20 - Valuation: Como calcular o preço justo das açoes [Método Warren Buffett]Quando se começa a fazer Valuation no Excel, costuma aparecer muitas dúvidas de como montar os seus próprios modelos no Excel. Este livro surgiu para tirar essas dúvidas. Além de uma boa parte teórica do Fluxo de Caixa Descontado, ensina passo a passo como montar uma planilha de Valuation no Excel de maneira simples e prática para que você também possa montar suas planilhas de Valuation. Recomendo a sua leitura [Clique Aqui]

 

Disclamer: As opiniões contidas neste artigo são apenas opiniões pessoais. Este artigo não recomenda ninguém a comprar ou a vender qualquer ativo financeiro. As opiniões deste artigo não se aplicam a todos os leitores devido aos diferentes objetivos, situação financeira e perfil. O autor não se responsabiliza nem por ser responsabilizado por prejuízos de qualquer natureza pelo uso destas informações.

 

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *