Margem Bruta: O que é, como calcular e para que serve

A margem bruta é de fundamental importância para analisar um negócio.

Com ela é possível medir a produtividade de uma empresa. A margem bruta pode mostrar vantagens competitivas da empresa em relação as concorrentes.

A seguir, vou analisar todos os pontos mais importantes na margem bruta.

Calculo da Margem Bruta

Margem bruta = Lucro Bruto / Receita Líquida x 100

 

Margem Bruta Ambev - Margem Bruta: O que é, como calcular e para que serve

Fonte: DRE Ambev – Bovespa

Por exemplo para calcular a margem bruta da Ambev, basta ir ao site da B3, retirar os dados e fazer a seguinte conta:

Margem bruta (Ambev 2018) = 30.961.709 / 50.231.336 x 100 = 61,63%

O que é a Margem Bruta?

A margem bruta mede o quanto da receita líquida é transformado em lucro bruto. Por exemplo, uma empresa com margem bruta de 40%, significa que 40% da sua receita liquida é transformado em lucro bruto.

Para que serve a Margem Bruta?

A margem bruta serve para medir a produtividade de uma empresa, também serve para ver se a empresa tem vantagens competitivas.

Empresas com margem bruta maior ou igual a 40%, normalmente são empresas com boas barreiras de entrada para concorrentes.

Warren Buffett gosta de empresa com margem bruta maior ou igual a 40%

Como analisar a Margem Bruta?

A margem bruta deve ser analisada pelas suas duas competentes, a receita liquida e o lucro bruto. 

Fiz um artigo inteiro sobre a Receita Liquida bem detalhada (clique aqui par ler).

Por isso, não me vou alongar muito quando a receita liquida, ela deve ser constante e crescente ao longo dos anos.

O resultado bruto é a receita líquida menos os custos dos bens e/ou serviços vendidos. 

O custo dos bens e/ou serviços vendidos devem crescer em menor escala do que a receita líquida, ou pelos menos igual escala.

Por exemplo se uma empresa cresce a receita líquida nos últimos 5 anos 10% ao ano, o custo dos bens e/ou serviços vendidos deve crescer 10% ou menos por ano, para a margem bruta se mantenha constante ou crescente ao longo do tempo.

A melhor maneira de olhar a margem bruta é ao longo do tempo. Por exemplo, nos últimos 10 anos, também é importante olhar o que se passa nos últimos 3 e no último ano, para ver se há alguma tendência para perda de vantagens competitivas. Tem de ser essa perda é temporária ou permanente.  

Outro factor importante analisar junto com o Margem Bruta, é o Market Share, ou em português fatia de mercado. Empresas para não perderem mercado, geralmente tem de reduzir  a margem bruta, isso significa maior concorrência no sector. 

Se o Market Sharte tiver constante ou de preferência crescente e a margem bruta tiver constante ou crescente, isso costuma significar uma boa noticia para a empresa e para os acionistas. 

Exemplo da Ambev  

Queria lembrar que este exemplo é apenas didáctico, não é recomendação de compra e nem de venda. É apenas minha opinião pessoal. 

Receita Líquida

Receita Liquida Ambev - Margem Bruta: O que é, como calcular e para que serve

A receita liquida da Ambev teve um crescimento constante, crescendo a uma da de 7,44% ao ano. Isto é um dado positivo, já que é sempre aspecto positivo o crescimento da receita líquida.

 

Custos dos bens e/ou serviços vendidos

Custos dos Bens da Ambev - Margem Bruta: O que é, como calcular e para que serve

Com o crescimento da receita líquida é normal que os custos dos bens e/ou serviços vendidos também aumentem.No enquanto eles devem aumentar a uma taxa igual ou inferior a da receita líquida.

Os custos dos bens e/ou serviços aumenta nos últimos anos a uma taxa de 10,74% ao ano, maior taxa do que a receita líquida. Isto fez com a margem bruta diminui-se nos últimos anos.

 

Lucro Bruto 

Lucro Bruto Ambev - Margem Bruta: O que é, como calcular e para que serve

O lucro bruto tem vindo a subir nos últimos anos o que é factor positivo. No entanto para manter a margem bruta ou subir o lucro bruto deve crescer a uma taxa igual ou superior a receita líquida.

O lucro bruto cresceu a uma taxa ao ano de 5,66% inferior aos 7,44% da receita líquida O que não é positivo, vai impactar numa diminui da margem bruta.

 

Margem Bruta

MArgem Bruta Ambev grafico - Margem Bruta: O que é, como calcular e para que serve

A margem bruta tem vindo a diminuir nos últimos anos, devido aos factores acima referidos. Isto se deve a maior concorrência no sector.

No entanto, uma margem bruta de mais 60% é uma margem muito alta. Muito acima dos 40% que já mostra uma vantagem competitiva. 

 Apenas temos de ter uma atenção para ver se essa margem irá continuar caindo ou sem manter estável nos próximos anos. 

 

 

Disclaimer: As opiniões contidas neste artigo são apenas opiniões pessoais. Este artigo não recomenda ninguém a comprar ou a vender qualquer ativo financeiro. As opiniões deste artigo não se aplicam a todos os leitores devido aos diferentes objetivos, situação financeira e perfil. O autor não se responsabiliza nem por ser responsabilizado por prejuízos de qualquer natureza pelo uso destas informações.

1 Comentário

  1. BPM

    Parabéns DIL,

    Muito didático, rápido e simples. É lentamente com calma e elegância que se aprende a investir em ações. AMBEV é uma excelente empresa que apesar de ter diminuído a margem bruta, ainda está muito acima de várias outras empresas. Por enquanto sigo com ela avaliando cada trimestre. Os caras não são bobos e deve vir algo novo por ai.

    Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *