ITUB3 Dividendos: Descubra Tudo Sobre os Proventos das Ações do Itaú

Saiba tudo sobre os dividendos das ações ordinárias do Itaú (ITUB3). Descubra como gerar renda passiva através dos proventos das ações. 

ITUB3 Dividendos: Saiba Tudo [Vídeo]

Neste artigo irei explicar os aspectos mais importantes sobre dividendos. 

O que são Dividendos?

Dividendos são parte do lucro da empresa distribuído aos seus acionistas como forma de remuneração. 

Depois que você compra ações passado algum tempo se a empresa tiver lucro e pagar dividendos eles caiem direto na sua conta. 

Existem dois tipos de proventos, são eles: 

Dividendos – estes proventos são isentos de imposto de renda;

Juros sobre Capital Próprio (JSCP) – estes proventos são tributados na fonte em 15%. Como é o investidor que paga o imposto acaba sendo bom para a empresa. Quanto mais proventos a empresa distribuir sobre juros sobre capital próprio menos imposto a empresa paga. 

Qual a frequência de pagamentos dos Dividendos?

Depende de empresa para empresa, tem empresas que pagam uma vez por ano, outras 2 vezes por ano, outras 3 vezes e algumas mensalmente.

Você terá que consultar o histórico de pagamentos de cada empresa para ter uma previsão de quantas vezes por ano a empresas paga proventos. Esta informação costuma estar no Site de RI das empresas na parte de Dividendos.

 

Indicadores mais importantes sobre Dividendos

Em seguida falarei os indicadores mais importantes de dividendos, que são:  Payout; Dividend Yield; Dividend Yield Projectado. 

Payout

Mostra quanto do lucro líquido é distribuído aos acionistas como forma de proventos. Normalmente empresas com payout alto são consideradas empresas de dividendos. 

Um cuidado que tem é preciso ter e com empresas que pagam mais de 100% do lucro líquido, isto em alguns casos pode ser perigoso.

Formula do Payout

Payout = (Dividendos + JSCP Líquidos) / Lucro Líquido

Por exemplo, se uma empresa que distribuiu 70 milhões de dividendos e JSCP líquidos nos últimos 12 meses e tem um lucro líquido de 100 milhões.

Payout = 70 milhões / 100 milhões = 70% 

Mostra que 70% do lucro líquido da empresa foi distribuído aos acionistas como forma de remuneração. O que é bastante alto. 

 

Dividend Yield 

Mostra qual a relação entre os dividendos e juros sobre capital próprio nos 12 últimos meses a dividir pela cotação do preço actual.

O Dividend yield é a enumeração em percentagem dos proventos aos acionistas.

Formula Dividend Yield 

Dividend Yield = (Dividendos e JSCP líquidos pagos por ação) / Cotação Actual

Por exemplo se uma empresa pagou 1 real de dividendos e JSCP líquidos por ação essa empresa tem uma cotação de 10 reais. 

Dividend Yield = 1 real / 10 reais = 10%

Mostra que esta empresa no ano passado remunerou em 10% os seus acionistas relativamente a sua cotação atual. Um Dividend Yield de 10% é bastante alto. 

Um cuidado que é preciso ter é olhar se os dividendos distribuídos foram dividendos não recorrentes. Se isso acontecer nos próximos anos não se irá repetir esses pagamentos dos dividendos tão altos. 

Dividend Yield Projectado

Este indicador é uma expectativa de quanto uma empresa pagará nos próximos 12 meses a dividir pela cotação actual da ação.

Para mim, este é o indicador mais importante uma vez que nas ações somos remunerados pelos lucros futuros e não pelos lucros passados.

Formula Dividend Yield Projectado

Dividend Yield Projectado = Projecção dos Dividendos e JSCP líquido por ação dos próximos 12 meses / Cotação Actual  

Por exemplo, se você projectou que uma ação vai pagar 1,2 reais de dividendos e JSCP líquidos por ação nos próximos 12 meses e se a sua cotação actual de 10 reais. 

Dividend Yield Projectado = 1,2 reais / 10 reais = 12%. 

Um Dividend Yield Projectado de 12% é muito alto, seria uma excelente remuneração aos acionistas sobre renda passiva. 

Frequência de Pagamentos dos Dividendos do Itáu (ITUB3)

As ações do Itaú quanto ITUB3 como ITUB4 pagam proventos todos os meses. Em Fevereiro e Agosto esses proventos (Dividendos e JSCP) costumam ser mais altos. 

Payout (Itaú)

O banco Itaú distribuiu aos acionistas sobre a forma de dividendos e de juros sobre capital próprio nos últimos 12 meses cerca de 27,6 biliões de reais e teve um lucro líquido de cerca de 26,7 biliões de reais. Isto dá um Payout de:

Payout = 27,6 / 26,7 = 103%

Um payout muito alto distribui mais do que todo o lucro aos acionistas. Pode ser que nos próximos anos o paoyut não seja tão alto. 

Dividend Yield: ITUB3 

Actualmente com a cotação de 31,31 (dia 11 de Fevereiro de 2020) a ação pagou nos últimos 12 meses dividendos e JSCP líquidos 2,82 reais por ação. Isto dá um Dividend Yield de:

Dividend Yield = 2,82 / 31,31= 9,0%

Um Dividend Yield muito alto, pode mostrar que ações do ITUB3 estejam um preço atractivo e gerando uma grande renda passiva. 

Dividend Yield Projectado (ITUB3)

Aqui será a projecção de cada um, vamos supor que na minha projecção o ITUB3 pagará em 2020 de dividendos e juros sobre capital próprio por ação 1,89 reais. A sua cotação atual é de 31,31 (dia 11 de Fevereiro de 2020). O seu Dividend Yield Projetado é de:

Dividend Yield Projetcatado = 1,89 / 31,31 = 6%. 

Ainda continua a ser um excelente dividend yield.

Se a empresa em 2020 tiver um payout menor do que em 2019 o seu Dividend Yield Projetado será menor.

Mesmo assim ainda é um excelente Dividend Yield comparando com a Selic que está em 4,25% (com imposto de renda que varia de 22,5% até 15% ao fim de 2 anos).

Como o Dividend Yield é liquido então podemos comparar 6% com 3,61% da Selic líquida (4,25 menos 15% de imposto de renda). 

Conclusão

  • Neste artigo mostrei todos os pontos mais importantes sobre os proventos.
  • Os indicadores mais importantes relacionados com os dividendos. 
  • Os aspectos mais importantes sobre os proventos das ações do Itaú.

Livros sobre Ações de Dividendos

 

q? encoding=UTF8&ASIN=B0784QT4T2&Format= SL160 &ID=AsinImage&MarketPlace=BR&ServiceVersion=20070822&WS=1&tag=dinheiroinves 20 - ITUB3 Dividendos: Descubra Tudo Sobre os Proventos das Ações do Itaúir?t=dinheiroinves 20&l=li2&o=33&a=B0784QT4T2 - ITUB3 Dividendos: Descubra Tudo Sobre os Proventos das Ações do ItaúEste livro mostra como começar a investir em ações que paguem bons dividendos para gerar renda passiva. Ensina a escolher empresas que paguem dividendos seguros e altos. Além disso ainda mostra o método de dois grandes investidores de dividendos: O método do Décio Bazin e o método de Luiz Barsi. Recomendo a leitura do livro [Clique Aqui]

 

 

q? encoding=UTF8&ASIN=B06XKCTPFJ&Format= SL160 &ID=AsinImage&MarketPlace=BR&ServiceVersion=20070822&WS=1&tag=dinheiroinves 20 - ITUB3 Dividendos: Descubra Tudo Sobre os Proventos das Ações do Itaúir?t=dinheiroinves 20&l=li2&o=33&a=B06XKCTPFJ - ITUB3 Dividendos: Descubra Tudo Sobre os Proventos das Ações do ItaúEste livro mostra como Décio Bazin ficou milionário investindo em ações boas pagadoras de dividendos. Ele mostra um método eficiente de investir, com critérios fáceis  e gerar renda passiva. Além disso, ainda fala das 5 personagens do mercado, como funcionam os ciclos económicos e como você pode tirar vantagens deles. Um excelente  livro recomendo sua leitura [Clique Aqui]

 

 

Disclaimer: As opiniões contidas neste artigo são apenas opiniões pessoais. Este artigo não recomenda ninguém a comprar ou a vender qualquer ativo financeiro. As opiniões deste artigo não se aplicam a todos os leitores devido aos diferentes objetivos, situação financeira e perfil. O autor não se responsabiliza nem por ser responsabilizado por prejuízos de qualquer natureza pelo uso destas informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *