5 Piores Erros no Investimento em Ações [o terceiro é o mais comum]

Piores Erros Ações - 5 Piores Erros no Investimento em Ações [o terceiro é o mais comum]

Confira os 5 piores erros no investimento em ações. Se você está fazendo algum deles, provavelmente, vai perder bastante dinheiro com isso.

Quando a maioria das pessoas investe em ações é normal cometer erros. Ter consciência desses erros, poderá fazer com que você se discipline, para não os cometer e com isso estar mais próximo do sucesso.

Pensando nisso fiz uma lista dos 5 principais erros no investimento em ações

 

[Erro nº 1] – Não ter Reserva de Emergência

Não ter uma reserva de emergência é um erro muito comum. Você com a pressa de começar a investir em ações, não monta a sua reserva de emergência primeiro. Aí quando acontecer uma emergência, que sempre acontece, você vai ter de vender as suas ações. Quando isso acontece, normalmente, você vende no pior momento e perde dinheiro.

Por isso,  antes de investir em ações você deve começar por montar a sua reserva de emergência. Assim, vai garantir que o dinheiro das ações fique só para o longo prazo e que você não vai precisar dele no curto prazo.

 

[Erro nº 2] – Destinar para as ações um dinheiro que você vai precisar para outro projeto

Você nunca deve destinar um dinheiro para ações que precise para outro projeto. Por exemplo, uma pessoa não deve destinar para as ações um dinheiro que vai precisar daqui a uns 3 anos para trocar de casa.

Isto, porque o mercado de ações tem grande volatilidade. Então daqui a dois anos você pode ter ganho dinheiro ou perdido muito dinheiro, se ocorrer uma grande crise. Lembre-se as crises são sempre inesperadas, quase impossíveis de prever.

Por isso, o melhor é seguir o conselho do Luiz Barsi

“Nunca aplique no mercado de valores um dinheiro que você irá usar para qualquer projeto que não seja o próprio investimento.” – Luiz Barsi

 

[Erro nº 3] – Seguir Dicas

Este para mim é o erro mais comum. Quando a pessoa começa a investir em ações vai para os grupos do Facebook e YouTube procurando dicas quentes de outras pessoas para investir.

Este comportamento  tem vários problemas, são eles:

  • Você não sabe o conhecimento das pessoas que te passaram os conselhos – As pessoas que te passaram os conselhos podem ter menor conhecimento do que você. Então, a opinião delas terá pouco fundamento.

 

  • Elas normalmente te passam as empresas da moda – As empresas mais comuns nos grupos do Facebook ou são empresas boas que o seu preço já subiu muito, porque toda a gente compra elas, ou então, são empresas que são sem fundamentos e fracas que apenas são muito faladas na esperança que elas subam muito de preço. O problema que a maioria delas vai continuar a ter fracos fundamentos e no futuro o seu preço irá cair ainda mais.

 

  • Falta de responsabilização pelo seus erros – Se, por sorte,  a empresa que você comprou subir muito, você fica se achando muito bom e correrá para o Facebook para pedir outra dica, que provavelmente irá desta vez correr mal. As dicas certas são as exceções. Se a empresa se tornar um mau investimento você vai culpar os outros pelo seu erro. Lembre-se que peça dica ou não o responsável pelos seus erros é você, não é mais ninguém. Por isso, é melhor mesmo tomar as suas próprias decisões.

 

O próprio Luiz Barsi, maior investidor pessoa física do Brasil, fala o seguinte:

“Nunca compre uma dica” – Luiz Barsi

 

[Erro nº 4] – Investir todo o dinheiro de uma vez

Outro erro muito comum, é o investidor na hora que a bolsa de começar a investir na bolsa, tira todo o dinheiro da poupança e compra ações de uma vez.

Isto é perigoso, porque a pessoa não tem conhecimento e fica muito exposta ao mercado de uma vez. Se acontecer uma crise, o valor das suas ações diminuem muito, ela vende em pânico e saí fora do mercado e nunca mais entra.

É muito comum hoje em dia, ouvir pessoas dizerem: “Tenho “X” reias na poupança quero colocar todo o dinheiro em ações de uma vez”.

Ao fazer compras mensais você  reduz o risco. Pois, forma um preço médio ao longo do tempo.  Assim, sendo você compra mais ações com o mesmo dinheiro quando o preço desce e menos ações quando o preço sobe.

A estratégia das compras mensais, normalmente no longo prazo acaba trazendo um retorno positivo no longo prazo.

Se você colocar muito dinheiro de uma só vez, terá de ser um grande especialista em Valuation para comprar ações boas e baratas.  Pois, como volume de dinheiro é maior o preço importa muito mais.

 

[Erro nº 5] – Não Diversificar

Outra falha grave de quem está começando a investir, é querer investir em apenas uma ação na esperança que essa ação suba muito.

No entanto, essa estratégia traz grande riscos, uma vez que a ação que você escolheu também pode cair bastante acabando por gerar um grande prejuizo para você.

Ao estar muito concentrado o seu risco também aumenta muito. Já que, você depende inteiramente da performance daquele ativo para valorização ou desvalorização do seu dinheiro.

Escolha uma carteira com 8 a 20 empresas diferentes, em setores diferentes e você estará bem diversificado.

 Se uma empresa da sua carteira cair muito, as outras empresas que você tem podem subir e compensar essa que caiu mais.

 

 

Para ter sucesso no investimento em ações é bom evitar estes erros. Pois, eles te vão fazer perder muito dinheiro.

 

Qual é para você o erro mais comum no investimento em ações?

Deixa o seu comentário e compartilha com as outras pessoas!

2 Comentários

  1. DIL,

    Gostei do seu post. Muito bom para quem está iniciando.

    Seguir dicas sem se aprofundar antes para tomar as melhores decisões de acordo com o perfil pessoal pode ser um caminho muito rápido para retornos insatisfatórios e/ou negativos.

    Meu blog está com um domínio novo: http://www.simplicidadeeharmonia.com

    Abraços,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *