Charlie Munger: 947% em 14 anos (Estratégia Buy and Hold)

Aprenda as estratégias vencedoras que Churlie Munger utilizou para conseguir 947% em 14 anos, com o Buy and Hold. Ele é o braço direito de Warren Buffett.

Charlie Munger - Charlie Munger: 947% em 14 anos (Estratégia Buy and Hold)

Idade do Charlie Munger

O Charlie Munger nasceu em 1 Janeiro de 1924, actualmente (em 2019) tem 95 anos.

 

Charlie Munger Fortuna

O investidor Charlie Munger tem cerca de 1,5 Biliões de dólares.

 

Quem é Charlie Munger

O Charlie Munger é o Vice-Presidente da Berkshire Hathaway (empresa que Warren Buffett controla).

Charlie Munger é um ex-advogado, que depois de ter juntado algum dinheiro na advocacia a convite de Warren Buffett decidiu se tornar investidor.

Segundo Warren Buffett, o Charlie Munger podia ganhar muito mais dinheiro como investidor do que como advogado, o que foi verdade. 

Com o dinheiro que tinha juntado na advocacia e com o dinheiro de mais algumas pessoas montou uma empresa de investimento em ações, que foi um tremendo sucesso.

Alguns anos mais tarde, Warren Buffett convidou ele, para trabalharem juntos nas suas empresas.

 

Importância de Charlie Munger para Warren Buffett

Antes de conhecer Charlie Munger, Warren Buffett investia mais parecido com o Benjamin Graham seu professor e seu mestre.

Warren Buffett escolhia empresas razoáveis com seu preço muito baixo em seu valor intrínseco, com margem de segurança. Depois que ações subiam bastante vendia com lucro. Esta estratégia chama-se de Bituca de Cigarro. 

Quando conheceu Charlie Munger os seus investimentos já estavam tão grandes que já não conseguia pegar essas empresas pequenas, com preço baixo do que o seu valor intrínseco, devido a liquidez.

Então pela influencia de Charlie Munger, Warren Buffett mudou a sua estratégia, passou a comprar empresas maravilhosas, de alta qualidade, com vantagens competitivas, por um preço justo (abaixo o valor intrínseco), para depois segura-lás por muitos anos, as vezes durante décadas. 

 

Charlie Munger: Rentabilidade Média Anual

Charlie Munger conseguiu uma rentabilidade anualizada de 19,8% de 1962 até 1975, contra apenas 4,9% do Dow Jones. 

Ele teve um retorno total de 947% em 14 anos contra 86,2% do Dow Jones, no mesmo período. 

Neste período, a sua maior rentabilidade num ano foi de 73,2% e a sua pior rentabilidade foi de -31,9%. Já o Dow Jones teve no mesmo período a sua melhor rentabilidade de 44,4% e a sua pior rentabilidade de -23,1%.

Charlie Munger teve 11 anos com rentabilidade positiva e 3 anos com rentabilidade negativa. Já o Dow Jones teve 9 anos com rentabilidade positiva e 5 anos com rentabilidade negativa

Charlie Munger bateu o Down Jones em 9 anos e perdeu para o Dow Jones em 5 anos.

 

Charlie Munger Rentabilidade - Charlie Munger: 947% em 14 anos (Estratégia Buy and Hold)

Estratégias de Investimento em Ações – Charlie Munger

Confira agora as estratégias de investimento que Charlie Munger usou para ter esta super rentabilidade.

Mantenha-se dentro do seu circulo de competência

Investia apenas no que você conhece profundamente, que esteja dentro do seu circulo de competência.

Quando você conhece o que está investindo, o que a empresa faz, é o seu modelo de negócios, entende do setor, entende dos perigos, a sua chance de ter sucesso aumenta muito, quando você investe apenas no que entendo  bastante.

 

Invista em empresas com vantagens competitivas duráveis 

Ele só investe em excelentes empresas com vantagens competitivas duráveis. Ele gosta de empresas que fossem como castelos, que mantivessem a sua rentabilidade alta durante muitos anos no futuro, para assim ser remunerado por isso.

Assim sendo, escolhia empresas que as vantagens competitivas fossem duráveis no futuro. Está uma das características das excelentes empresas que criam barreiras muito difíceis de serem ultrapassadas pelas concorrentes. 

 

Compre excelentes ações por um preço menor que o seu valor intrínseco (margem de segurança)

Agora que você já descobriu quais são as empresas que você entende (que estão dentro do seu circulo de competência), que já sabe quais dessas ações são empresas maravilhosas com vantagens competitivas duráveis é preciso comprar essas ações por um preço menor que o seu valor intrínseco, para ter margem de segurança. 

Para saber o valor da empresa para comprar com o preço é preciso saber fazer o Valuation com boa técnica e com as premissas certas. 

Veja os melhores livros para aprender a fazer o Valuation das empresas

Veja este artigo para saber mais sobre Valuation

Comprando ações maravilhosas com o preço abaixo do seu valor intrínseco você reduz o risco do investimento e aumenta sua rentabilidade.

 

Faça Buy and Hold – Mantenha as excelentes ações compradas a bons preços por muitos anos

Quando você encontro empresas maravilhosas com vantagens competitivas duráveis e a compra a preços abaixo do seu valor intrínseco, com margem de segurança a melhor coisa a fazer, é manter essas ações na sua carteira por muitos anos. 

Mantendo essas empresas, na carteira por muitos anos, em alguns casos, é possível que essa ação multiplique algumas vezes de preço quando você segura ela por muitos anos ou por décadas.  

 

Concentre a sua carteira de investimentos

O Charlie Munger é um grande defensor da concentração. Uma carteira ideal para ele teria somente de 3 a 5 ações.

Segundo ele, se uma pessoa tive-se os 5 melhores negócios de uma cidade essa pessoa estaria muito bem diversificado.

Nas ações ele tem o mesmo raciocínio, quer ter as 3 a 5 empresas fantásticas, dentro do circulo de competência dele, com vantagens competitivas,  compradas a bons preços, margem de segurança, e as segurar por muitos anos na carteira.

Esta estratégia é para quem estômago forte, já quando menos ações maior é a volatilidade da carteira.

Como o Charlie Munger tem uma carteira tão pequeno rendeu 73,2%  e 71,7% nos melhores anos, mas também teve rentabilidade -31,9% e -31,5% em dois anos piores seguidos.

Venda a empresa quando perder os seus fundamentos de longo prazo

Se uma empresa perder os suas vantagens competitivas e seus fundamentos estruturais de longo prazo é melhor vender. Uma vez que a empresa só vai piorar ano após ano.

Aqui não estou a falar de um problema passageiro, que poderá ser resolvido pela empresa.

Também não estou a falar de volatilidade, da empresa ter caído de preço, da empresa cair de preço, se não tiver nenhum problema estrutura é uma oportunidade de comprar mais. 

Também não estou a assim de um ou dois trimestres ruins ou de 1 ano, ruim. Isso é normal toda a empresa tem isso, não quer dizer nada. 

Quando falo para vender é mesmo quando a empresa perder a vantagem competitiva de longo prazo, e os seus fundamentos estruturais estão se deteriorando sem volta, de maneira que a empresa vai perder o seu valor intrínseco ano após ano.

Conclusão

Charlie Munger é o braço direito de Warren Buffett, gosta de investir em excelentes empresas, com vantagens competitivas e com um preço abaixo do seu valor intrínseco, com margem de segurança.

Ele gosta de uma carteira extremamente concentrada com 3 a 5 excelentes ações, ele gosta de manter as empresas por muitos anos na carteira, enquanto as empresas mantiverem as suas vantagens competitivas. 

Se a empresa perder os fundamentos de longo prazo, ele vende a ação. 

 

Disclaimer: As opiniões contidas neste artigo são apenas opiniões pessoais. Este artigo não recomenda ninguém a comprar ou a vender qualquer ativo financeiro. As opiniões deste artigo não se aplicam a todos os leitores devido aos diferentes objetivos, situação financeira e perfil. O autor não se responsabiliza nem por ser responsabilizado por prejuízos de qualquer natureza pelo uso destas informações.

1 Comentário

  1. Olá, João.

    Parabéns pelo excelente artigo. Esse cara é muito bom. Sigo algumas das suas dicas.

    Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *